Trabalho escrito em conjunto com o Emanuel Araujo.
1. INTRODUÇÃO
É uma aplicação livre, com interface via WEB, distribuída sob a licença GPL para a gestão de TI. Tem funções aprimoradas para tornar o cotidiano dos analistas mais fácil, com um sistema de controle de TI, e-mail de notificação e métodos para construir um banco de dados com informações básicas sobre a sua topologia de rede. A ferramenta é dinâmica e está diretamente ligada aos colaboradores que podem postar os chamados para os analistas. Uma interface autoriza, assim, se necessário solicitar o serviço de manutenção de um problema encontrado em um dos recursos técnicos.
O GLPI é um software de gestão para auxílio no parque de informática para ambientes corporativos, inventariando todo o conjunto de Hardware e Software, assim como insumos como Toner de impressoras. A forma de iteração com o usuário é rápida e dinâmica, tornando muito fácil administrar ocorrências.
As principais funcionalidades são:
Inventário preciso de todos os ativos de TI;
Gestão do histórico da informação, manutenção e os procedimentos de TI.
Além dessas duas principais funcionalidades, a ferramenta apresenta um conjunto de características apresentadas a seguir:
Multi-empresa (filiais, clientes ou parceiros);
Sistema de autenticação (local, LDAP, AD, POP / IMAP, ...) em vários servidores;
Disponível em 36 idiomas;
Permissões e sistema de perfis (Admin, Gerente, Analista, Colaborador, ...);
Exportação das informações em: PDF, CSV, SLK (planilha eletrônica), PNG e SVG;
Backup do banco de dados e restauração do SQL via WEB;
Exportação do banco de dados para o formato SQL e XML;
Dropdowns configuráveis;
Dicionário de software e hardware;
Sistema de notificações sobre eventos (ações de consumo, termino de contratos/garantias e licenças);
Ações automáticas, recebimento de chamados via e-mail ou importação do OCS Inventory NG.
INVENTÁRIO
Com o GLPI é fácil se inventariar o parque de equipamentos, pois através do software é possível automatizar a relação detalhada de cada equipamento, a um nível de informação de cada componente de cada computador como por exemplo, quantos pentes de memória e qual a quantidade de memória de cada um deles, de forma simples e rápida. Abaixo segue detalhes:
Integração com o OCS Inventory NG ou FusionInventory;
Inventário de computadores com a gestão de seus componentes, espaço em disco, TCO e documentação anexa;
Inventário dos monitores com a gestão das ligações para os computadores;
Inventário de hardware de rede com gerenciamento das conexões para os dispositivos (endereços IP, Mac, VLANs, …);
Inventário de impressoras com gerenciamento de conexões para os computadores e gestão dos insumos associados ao consumo, alerta de estoque dos insumos (toner, cartucho, …);
Inventário de software e licença, gestão das datas de expiração;
Atribuição do hardware por área geográfica (cidade, estado, sala, …);
Gestão da informação administrativa e financeira (garantia de compra e extensão, …);
Histórico das modificações nos ativos do inventário de TI.
GESTÃO DO HISTÓRICO DA INFORMAÇÃO, MANUTENÇÃO E OS PROCEDIMENTOS DE TI
O serviço de Service Desk é completo, com iterações via sistema e retornos via e-mail, de forma que é possível colocar uma vasta quantidade de informações durante o processo de abertura do chamado, que facilita bastante o retorno.
Gestão dos chamados e rastreamento para todos os itens do inventário;
Acompanhamento dos chamados abertos usando interface web ou e-mail;
Regras de negócio ao abrir chamados (Customizável por entidade, empresa, filial, …);
SLA por categoria, departamento, grupo, entidade, empresa, filial, etc.
RECURSOS PARA OS COLABORADORES:
Interface de colaborador para a intervenção dos chamados abertos;
Consulta ao histórico de chamados;
Possibilidade de adicionar comentários ao chamado utilizando a interface web ou e-mail;
Aprovação da solução;
Pesquisa de satisfação.
RECURSOS PARA OS ANALISTAS:
Gerenciamento dos chamados e prioridades;
Acompanhamento dos chamados;
Chamados via e-mail;
Validação de solicitação;
Abertura/Encerramento/Reabertura de chamados;
Atribuição de um tempo ao chamado;
Exibição dos chamados a fazer por um analista, grupo ou entidade;
Exibição do histórico dos chamados para um determinado equipamento;
Chamados a serem realizadas por analista;
Gestão dos chamados planejados/projetos com agenda;
Agenda online via webcal no: Microsoft Outlook, iPhone/IOS ou Android.
CONCEITOS ITIL:
É importante salientar que a ferramenta é aderente aos padrões do ITIL:
Gestão de Incidentes;
Gestão de Requisições;
Gestão de Problemas;
Gestão de Mudanças;
Gestão de Projetos.
RELATÓRIOS:
Para que os relatórios apresentem os dados esperados, é importante que o GLPI seja bem estruturado, divididos em entidades, localizações, catálogos de serviços e etc. A ferramenta apresenta relatórios agrupados por:
Global;
Analista ou empresa;
Localidade de hardware, ou do tipo;
Colaborador;
Categoria;
Prioridade;
Tipo de dispositivo;
Contrato associado;
Informações comerciais.
RECURSOS PARA OS GESTORES:
Gestão de empresas (fabricantes, fornecedores, transportadores, ...) e contatos associados;
Gestão dos contratos (contratação de empréstimo, leasing, seguros, manutenção e serviço);
Gestão dos documentos relacionados aos elementos de inventários, equipamentos, contratos, …;
Gestão dos tipos de documentos autorizados;
Gestão de orçamento.
EMPRÉSTIMO:
Gestão dos empréstimos para o estoque de TI (projetor, laptop, ...);
Interface com o colaborador (calendário) para empréstimo.
BASE DE CONHECIMENTO:
Gestão de uma base de conhecimento hierárquico;
Gestão de uma FAQ pública;
Encerramento do chamado com solução para base de conhecimento.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
O GPLI utiliza as seguintes tecnologias:
PHP;
Banco de dados MySQL;
HTML para as páginas WEB;
CSS;
XML para geração de relatórios.
RECOMENDAÇÕES DE USO:
- Servidor WEB Apache com Linux ou equivalente;
- Um navegador web dos padrões, Firefox, IE ou Chrome.
2. A IMPLANTAÇÃO
A implantação foi feita no Azure em uma Máquina Virtual na nuvem da Microsoft, com uma configuração bem simples, Processador Dual core com 2GB de memória RAM.
Primeiramente foi necessário ter instalado o MySQL e o PHP, no caso do Windows, você pode fazer isso instalando o XAMPP.
Fiz o download do GLPI, descompactei-o na pasta de instalação do XAMPP, dentro de htdocs.
Inserindo o diretório descompactado do GLPI:
Seleção de idioma de instalação:
Contrato de Instalação:
Clique na opção Instalar ou Atualizar para quem já possui versões anteriores:
Se ele mostrar alertas quanto ao LDAP e IMAP, será necessário alterar algumas configurações.
Para alterar as configurações do LDAP e IMAP, acesse dentro da pasta de instalação do XAMPP, a pasta php, e em seguida o arquivo php.ini, retire o coment (tirar o ; do começo da linha) então as linhas que tem “extension=php_imap.dll” e “extension=php_ldap.dll”. Editando o php.ini
Verifique novamente se há algum aviso de alerta. Revisando Requisitos:
Informe local de base de dados, o usuário e a senha:
Escolha a opção de criar uma base de dados, ou utilize uma que você já tenha criado.
Prossiga com a instalação:
A instalação mostrará uma mensagem de que foi concluída com sucesso.
Tela Inicial GLPI:
3. A UTILIZAÇÃO
Inventário – Ativos
É possível cadastrar ativos no GLPI, inclusive é uma excelente ferramenta de organização e listagem de ativos.
Dashboard. Nesta tela você já verifica os chamados que estão em abertos, já é possível ter uma prévia de pendências de forma simples e resumida.
Tela detalhada do chamado. Nesta tela você preenche as informações de chamado, de forma bastante completa, pude observar isso comparando com outros sistemas, realmente é muito completo e amadurecido.
Tela de Workflow de chamado. Resumo de iterações do chamado, bastante importante, ajuda muito na gestão.
OS de atendimento para ser impresso e assinada:
Integração com outra ferramenta de gestão de TI Zabbix, Máquinas inventariadas automaticamente. Basta instalar um agente que o sistema Zabbix faz um trabalho muito diferenciado em relação à outros sistemas de chamado, faz o inventário de cada máquina com um nível de detalhes incrível, inclusive sendo possível ter alertas sobre alteração de hardware da máquina.
Detalhamento de um dos ativos:
Tela de chamados:
4. FERRAMENTAS SIMILARES
OCOMON - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais
Sistema desenvolvido pelo grupo Unilasalle, começou inicialmente como software de Help Desk para registros de boletins de ocorrências e posteriormente foi agregado um módulo de inventário de hardware. No módulo de ocorrências ele permite a abertura de chamados por área de competência, vínculo de chamado com a etiqueta de patrimônio do equipamento, relatórios gerenciais, controle de SLA´s, entre outros. No módulo de inventário, permite o cadastro manual de informações de configuração de hardware do equipamento, informações contábeis do equipamento, controle de garantia dos equipamentos, controle das licenças, entre outros. Suas principais características são: Utiliza PHP 4.3.X, HTML, CSS, JavaScript; MySQL versão 4.1.X; Autenticação de usuários local ou via LDAP.
CACIC (CONFIGURADOR AUTOMÁTICO E COLETOR DE INFORMAÇÕES COMPUTACIONAIS)
Foi o primeiro software público do Governo Federal. É um software para inventário automatizado do parque de equipamentos de informática. É o resultado de um consórcio de cooperação entre a SLTI – Secretaria de Logística Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento de Gestão – MPOG e a DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social. Foi desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo.
OCS INVENTORY NG - OPEN COMPUTER AND SOFTWARE INVENTORY NEXT GENERATION)
OCS-NG é desenvolvido por um grupo francês chamado OCS Inventory Team com participantes de outros países. É um software para inventário automático de hardware e software das máquinas, distribuição de software para as mesmas e também levantamento de todos os equipamentos de rede ativos para posterior classificação. Ele é constituído basicamente dos servidores de comunicação, armazenamento e montagem dos pacotes de software, da console de administração e dos agentes de inventário que são instalados nas máquinas a serem inventariadas.
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